sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Tempo de Festa

Dezembro vem chegando. Tempo de festas e confissões. Dezembro vem chegando e precisamos preparar o espírito. Preparar para o que há de melhor e pior no que chamamos de "convivência familiar".
Isso porque não há pessoas que nos conheçam mais que nossa mãe, pai, irmãos e parentes. Conhecem como ninguém nossos defeitos, nossas qualidades e o pior é que têm sempre uma ótima memória para, sem querer, jogar na nossa cara o que, por conveniência, gostaríamos de esquecer. Sim. É tempo de confissões e obrigações.
Responder as perguntas clássicas. " E aí, querida, o que tem feito de bom ? E aí, está namorando ? Está naquele emprego ainda ?"
Então, sem saída, para não macular o espírito Natalino, confessamos que nossa vida "vai indo", que estamos solteiras, e que tivemos um aumento de 5% no nosso salário...
Respondemos sabendo de antemão o que fulano está pensando. Que nossa vida está uma bosta, porque não compramos carro novo, nem fomos para Bahia, coisa que, ele fez, naturalmente.
Mas aí, eu penso : é Natal, época de harmonia, paz e amor. Suspiro e abraço o infeliz.
Passando a tempestade, chega a hora que mais gosto. Quando já um pouco bêbada, fico quieta no meu canto, pensando que sou mesmo uma pessoa afortunada, pois, tenho família. Sim, tenho família ! Outro e mais outro gole de champanhe, pensando que tenho família, e por mais que isso possa ser estranho, acabo percebendo que estou alegre por ter com quem confessar minhas aflições...
Aquelas guardadas a sete chaves, que só confessaria à um psicologo, mais como os tempos estão difíceis, sinto-me agradecida, naturalmente, aos meus parentes que não cobram nada por seus ouvidos.
Acaba assim, que Dezembro se torna o mês das festas, das confissões e catarses.
Mas tudo bem. Temos champanhe e castanhas para preencher o vazio e a falta que a gente sente do que fomos, do que perdemos, e talvez, da gente mesmo.
A vida que segue, as coisas que acontecem, apenas para que no próximo ano, haja assunto, entre nós, previsíveis e inconstantes seres humanos.

Angélica Medeiros, 03.12.2010

Nenhum comentário: