sexta-feira, 5 de junho de 2009

Budapeste

Assisti Budapeste. Filme baseado na obra homônima de Chico Buarque. Não li o livro, mas assistir o filme deu vontade disso. Não que já não esteja cansada de ver obras protagonizadas por homens solitários, egoístas e imaturos.
Castor Neves, o personagem principal, é digno de pena no começo. Alter ego do Chico ? Sim, mas Chico Buarque usa e abusa também, estando no comando da criação, e por isso joga com a moral, com os dois lados : bem e mal. O lado bom de Castor, é o verdadeiro Chico, o que em seu íntimo e separado do mundo dos holofotes, o salva da morte. Podemos notar isso, quando, por exemplo, na boate, Castor se nega a fazer a roleta russa. Chico, o da vida real, impõe limites também ás suas crias.
Porém, o lado negro de Castor ( porque não de Chico ?), prevalece no filme. Começando com uma Budapeste amarela, aos olhos doentes de Castor; ele que na sua ignorãncia, acaba cercado de víboras : sua mulher Wanda, o Luiz Cunha, para quem oferece seus serviços de Ghost Writer.
Para quem não sabe o que é isso, Ghost Writer é o escritor que empresta sua inspiração a um sujeito que não escreve, e que pagará para obter os louros da fama, assinando seu nome, na obra escrita pelo outro. É uma prática amoral, viciante e Castor Neves, talvez cansado da mentira em que vivia no Brasil, viaja para Budapeste. ´
Lá, ele encontra o amor. Kriska. Uma professora de húngaro. Castor se apaixona por ela e pela primeira vez, publica uma obra de sua autoria. Finalmente, ele se encontra, entregue à força avassaladora do amor, e sua vida pessoa e profissional, enfim, tem algum sentido.
Voltando ao Chico, não seria uma ironia dele, o fato de mostrar que seu livro Budapeste foi reconhecido apenas no estrangeiro ? Não caberia aí um ressentimento do autor pelo Brasil, país que lhe deu tanto, mas que também, foi o palco de muitas frustrações para ele ( vide ditaduta)
Isso só perguntando ao Chiquinho...

Angélica Medeiros, 06.07.2009

Um comentário:

Seu xuxuzinho hehe disse...

Você é égua e eu sou cavalo ou o contrário?