segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dia de Folga

Hoje estou de folga. Para quem trabalha sábados e domingos, e folga em algum dia da semana, esse "tesouro" chamado folga é sinônimo de felicidade e sofrimento. Mas por que felicidade e sofrimento? Explico. Quando terminamos o dia de serviço sabendo que folgaremos no seguinte, dormimos em estado de graça. É como se nos libertassem de uma prisão para podermos visitar alguém querido.
Aí, quando acordamos, geralmente um pouco mais tarde, tomamos café pensando : será que vou ao cinema, ou alugo um filme, ou visitar minha avó, ou acadêmia, fazer unha, supermercado, pagar contas no banco...etc...Então começamos a entrar em pânico. Porque percebemos que em um dia apenas não será possível realizar todas essas coisas. Suspiro. Porque é preciso priorizar nossas ações, devemos fazer o que é mais importante, o que não pode esperar. Mas e minha avó? Não visito ela há tempos... Estou gorda. Acadêmia só em sonho...
Acabo o café da manhã com um gosto amargo na boca. Muitas vezes, só de raiva, nessas horas, penso em tomar uma decisão radical : já que não posso fazer tudo que quero, não farei nada ! Ficarei na cama o dia inteiro, olhando para o teto e vendo as horas passarem.
Mas aí, lembro que no dia seguinte, voltarei ao trabalho e serão mais sete ou dez dias sem folgar e que tudo que não fiz se acumulará a outras coisas que terei que fazer. Começo assim a sofrer...Um sofrimento passivo que me leva a pensar : meu Deus, o que fiz para merecer tanta provação ? Sofro uns dez minutos. Até eu cair na real e lembrar que poderei usar o carro de meu pai só até as 15:30. Como um foguete, me arrumo, pego a bolsa e vou para rua, trocando o sofrimento por uma leve satisfação. Porque, apesar de tudo, é meu dia de folga e a idéia é aproveitar o máximo que puder.
E assim, folga após folga, eu vou aproveitando e desperdiçando cada instante, deixando a vida me conduzir, a minha maneira, só que no veículo dela, até quando for conveniente, para mim, e para a empresa onde trabalho...

Angélica Medeiros, 29.11.2010

Nenhum comentário: