sexta-feira, 29 de junho de 2012

A Arte de Conviver

Desde seu nascimento, o homem se depara com dificuldades, e seu crescimento sadio está vinculado a essa capacidade que todos tem- em menor ou maior grau- de vencê-las.
Com o passar dos anos, as dificuldades aumentam  e as vitórias e as derrotas se acumulam em nossas vidas, nos tornando homens melhores ou piores, conforme a naureza de nossas obras.
Riqueza ou pobreza. Humilhação ou glória. Tudo iremos conhecer; tudo iremos viver, na alegria ou na tristeza, porém, com uma ressalva : entre os risos e as lágrimas, segurando troféus ou amarguras, ainda sim, teremos que conviver. Mas não apenas conviver e sim, conviver bem.
Creio ser essa a maior dificuldade do homem  hoje : saber conviver com o outro, seja na própria família, no trabalho, ou com o desconhecido que encontramos na rua. Isso porque a convivência se faz com seres humanos apenas; ninguém é feliz convivendo com máquinas, objetos, ou com uma TV de 41 polegadas...
Dificuldade que por curiosa ironia, pode se tornar maior a medida que deixamos de ser crianças, para nos tornarmos adultos, conscientes e responsáveis por nós mesmos. Dificuldade que aumenta a medida que deformamos nossa mentalidade, passando a tratar o outro como objeto, porque essa troca exige menos esforço, que o trabalho constante de tratar com ternura e afeto, as pessoas de sua convivência.
Sei que as vezes nos sentimos um ser estranho em nossa própria casa; onde convivemos com  pessoas de motivações e afinidades completamente diferente das nossas, causando assim as brigas e discussões que acontecem em toda família. Mas sei também, que não é a toa que isso nos acontece, porque no trabalho, na sociedade, encontraremos outras pessoas com menos afinidades ainda, e porque necessitamos de trabalhar e de amadurecer, teremos que conviver com elas, e para nosso próprio bem : CONVIVER BEM COM ELAS.
Você disse bom dia para sua esposa ? Você perguntou ao seu marido se ele dormiu bem ? Você agradeceu a Deus por mais um dia de vida ?
Outra coisa : muito difícil conviver bem com sua família e sociedade, se antes, você não aprender a conviver com Deus. Conviva bem com Deus que o mundo irá então abraçá-lo e aceitá-lo de maneira diferente.
A partir desse dia, você não verá mais com dificuldade a experiência de conviver, e sim, como uma dádiva.
Uma dádiva de Deus, que encontrou em mais um filho a oportunidade de mostrar ao mundo, que o amor vale a pena, apesar das dificuldades que ele impõe as pessoas, sim, o amor vale muito a pena quando o assunto é conviver...

                                                                          Angélica Medeiros, 29.07.2012

2 comentários:

Corintha disse...

OI Angélica! Gostei muito de sua crônica! Conviver - de con-viver é uma das tarefas mais árduas e de aprendizagem mais difícil para o ser humano.Somos advindos de um mundo altamente individualista, onde o próprio umbigo é o centro do universo... E, não sabemos ouvir o outro... Todos querem falar, falar, falar...Mesmo que não haja o menor sentido,ou seja é todo um senso comum...
Com os passar dos anos percebi estar ficando mais introspectiva, mais calada e menos crítica.. Acho isso maravilhoso! E sua crônica vem bem de encontro a essa nova fase de minha vida! Bjs, Dinda

rodrigo eto disse...

Ola Angelica.
Sua cronica esta ótima como citado no comentário anterior. A convivência entre os seres humanos sempre foi um fator social do que individual, pois se você é diferente da sociedade sera excluído, este comportamento vem deste das origem da civilização. A individualidade é prejudicial quando impõe sua "visão de mundo" há outras pessoas, que por vários motivos não aceitam como uma "verdade". Estamos passando período que convencia entre as pessoas esta difícil por causa de fatores ligado economia, politicas e medo do futuro.
Este é meu pensamento sobre falta de convivência.
bjs.